ser mulher

sábado, 23 de junho de 2012

Beleza é também estado de espírito



Passando uns tempos em Lisboa, a portuguesa Paula Ilheu, que é formada há 25 anos em Nutrição à estética, mora em Fortaleza, Ceará. Aqui no Brasil, é naturologista. No Paraguai, fez doutorado em Naturopatia Cientifica. Além disso, é terapeuta em diversas áreas, como por exemplo, a Geoterapia. Paula Ilheu resolveu combinar suas formações, e, atualmente, trabalha com nutrição natural para gestantes, nas clinicas Mãe do Corpo e Harmoniq.

Vestida – A senhora desenvolve tratamentos estéticos naturais. Quais as principais diferenças e benefícios desses tratamentos para os tratamentos tradicionais?
Paula Ilheu - Os tratamentos naturais são realizados com 14 variedades de argila. São fitoterápicos e trofoterápicos, o que os diferencia é que o que é natural não agride a pele, apenas a restaura e recupera a cutis de forma mais eficiente e rápida. Por exemplo, eu não uso protetor solar nunca e vou a praia na hora que quero. Não tenho manchas. Mas, diariamente, faço argila com uma mistura de frutas (monavie), suco de 19 frutos com colágeno, reverestrol e mel.

Vestida - O custo desses tratamentos é acessível? Variam de quanto a quanto?
Paula - É mais barato que um cosmético, e protege o corpo dos radicais livres. Uma limpeza de pele natural custa cerca de R$65. Uma feita com químicos custa R$85 e a pele fica agredida.

Vestida - A questão da beleza está bem mais relacionada às mulheres do que aos homens, por fatores sociais, culturais e históricos. Na maioria, o público que procura seu trabalho é um público feminino?
Paula - tenho mais mulheres, mas também muitos homens. Os meus amigos todos se cuidam com argila e usam, antes de barbear. Até meu pai já usa, pois facilita a retirada da barba, não deixando a pele agredida. O meu trabalho tem uma mistura muito grande quer de sexos, quer de extratos sociais.

Vestida - Percebe que a auto-estima é um fator significativo para essa busca?
Paula – Muito. E a argila ajuda a encontrar essa auto estima de forma imediata. Ela equilibra a energia do corpo de imediato.

Vestida - Nós temos, hoje em dia, um padrão de beleza. Ao qual, a maior parte das mulheres, obviamente, não se adéqua, já que somos todas diferentes. O que acha desses padrões estéticos?
Paula - Eu acho que a Beleza é algo que deve estar de acordo com a necessidade de cada pessoa, mas, sobretudo, com o fator equilíbrio/saúde. De dentro para fora, e não, o inverso.

Vestida - Os tipos "ideais" - magra, cabelo liso, jovem, etc - são colocados para que a maioria das mulheres os sigam. Acha que esses padrões, muitas vezes disseminados pela mídia como certos, são negativos? Acredita que eles mexem com a auto-estima feminina?
Paula – Com certeza. Eles criam um estereótipo que não é compatível com o tipo de mulher cearense, por exemplo. E isso faz com que seja difícil para a mulher se aceitar como é.

Vestida - O Brasil é um país riquíssimo em diferenças. As mulheres daqui, em sua maioria, são bem diferentes dos padrões globais de beleza. Como podemos valorizar essa diversidade? E mostrar que não existe uma beleza, mas várias belezas...
Paula - A mulher tem de entender que não é a beleza que deve reger a sua vida e o seu equilibrio, mas sim o bem-estar. A miscigenação que o Brasil tem é algo que o mundo observa como “exótico” e está associado à sexualidade e à sensualidade, o que induz à imagens de exploração do conceito da beleza feminina

Vestida - Conversei com algumas mulheres, que já tiveram problemas de aparência, justamente por conta desses padrões. E é interessante, o que a senhora tava dizendo à respeito de entender a beleza como estado de espírito, de se sentir bem. Considera que os tratamentos estéticos devem potencializar o belo que já existe na mulher, e não mudá-la? Por quê?
Paula – Sim. É o lado mais importante. Gerar equilíbrio e não diferença. A mulher deve gostar de si mesma e para si, não para agradar aos outros

Vestida - E para concluir, o que é beleza feminina para a senhora?
Paula - A Beleza é algo que brilha em nós, algo que tem a ver com equilíbrio total, relacionado á nossa forma de viver. A beleza tem a ver com sentimento, não com a imagem. Tem a ver com luz e paz interior. Independente de sexo, beleza não é externo, a imagem é que tem sexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário